Blog de Notícias de ITAMARI








Brasil deve produzir 94,4 mi de t em 2014/15 e safra chega a 43%

Os estoques dos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais ... de encontro entre ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário dos Brics, no Palácio Itamaraty: “divulgaremos o Plano Safra no momento adequado, quando terminarmos todos os estudos.

Brasil se abstém em votação da ONU sobre direitos humanos na Síria e no Irã

A pedido do MPF/BA, a Justiça determinou ... a responsabilidade pelas atrocidades enfrentadas por civis na Síria e arredores”, diz o texto do Itamaraty. Na nota, o governo brasileiro destaca a necessidade de cumprimento do direito internacional ...

Itamari: Pelo 3º ano consecutivo prefeito Nêgo cumpre com a regularização do Piso Nacional do Magistério em 13,01%

Nos primeiros dois anos de administraçã ;o a prefeitura de Itamari trabalhou para que o município avançasse muito, realizou obras necessárias para o crescimento do mesmo e se empenhou em “reconstruir” a…

Senado decide promover debate sobre terrorismo antes de aprovar lei

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) reagiu ao colega peemedebista classificando de "visão alarmista" o comentário de que o Brasil irá se tornar o paraíso dos terroristas."

MEMÓRIA E HISTÓRIA: ITAMARI EM FATOS E FOTOS

Prezados(as)cidadã os(ãs) itamarienses;Motivado, em primeiro lugar, por entender ser de suma importância, registrar a história da formação e desenvolvimento desta localidade, e, em segundo lugar, sendo…

Alison volta ao vôlei de praia após cinco meses e admite não estar 100%

O medalhista olímpico de vôlei de praia ficou cinco meses afastado das areias por conta de duas cirurgias e tem retorno previsto para a próxima sexta-feira, quando começa a última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Salvador (Bahia).

Painel de Reivindicações começa a ser montado após o Encontro Regional em Teolândia

Escutar os anseios da população, criando assim, um Painel de Reivindicaçõ ;es a ser levado para a Governo do Estado. Este foi o escopo do Encontro Regional, realizado no município de Teolândia, no últ…

Prefeitura Municipal de Itamari trabalhando: Quadra Poliesportiva da rua Pedro Ribeiro recebe cobertura

Foi iniciada a cobertura da quadra poliesportiva da Rua Pedro Ribeiro (antiga Rua da Jaqueira). A obra faz parte de projetos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), obra no valor de R…

Prefeitura Municipal de Itamari faz chamada pública da Agricultura Familiar 2015

A Secretaria Municipal de Agricultura do município de Itamari avisa a todos os agricultores interessados em participar da Chamada Pública da Agricultura Familiar, que compreende o período de Março a D…

Hildécio Meireles realiza Encontro Regional em Teolândia e Valença

Elaborar um plano estratégico de reivindicaçõ ;es do Baixo Sul e Recôncavo Sul.  Este é o escopo dos dois encontros regionais que acontecerão nos próximos dias 13 e 20 de março, nos municípios de Teol…

Hildécio Meireles realiza ENCONTROS REGIONAIS em Teolândia e Valença‏...

Elaborar um plano estratégico de reivindicaçõ ;es do Baixo Sul e Recôncavo Sul. Este é o escopo dos dois encontros regionais que acontecerão nos próximos dias 13 e 20 de março, nos municípios de Teol…

Hildécio Meireles realiza de Encontro Regional em Teolândia e Valença

Elaborar um plano estratégico de reivindicaçõ ;es do Baixo Sul e Recôncavo Sul. Este é o escopo dos dois encontros regionais que acontecerão nos próximos dias 13 e 20 de março, nos municípios de Teol…

Guarnição da PM de Itamari recaptura fugitivo da delegacia

No último domingo, 08, presos da delegacia da localidade de Itamari fugiram e tomaram destino ignorado pelas Polícia Militar e Civil. Pouco mais de 24h depois, denúncias começaram a chegar, trazendo infor…

Últimas notícias de ITAMARI BA:

 Alison volta ao vôlei de praia após cinco meses e admite não estar 100% O medalhista olímpico de vôlei de praia ficou cinco meses afastado das areias por conta de duas cirurgias e tem retorno previsto para a próxima sexta-feira, quando começa a última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Salvador (Bahia).

Em casa, mulheres de chefs é que são as protagonistas Outro dia fui ao sertão da Bahia e durante um telefonema para o Gustavo falei que ... Sem eles todas as minhas receitam desandam." Gustavo Corrêa, Chef do Itamaraty Hall. “Cássia é minha melhor metade” É fácil falar sobre a Cassia como mulher ...

ITAMARI BA tspan:3m ITAMARI BA


Corpo encontrado no deserto do Texas pode ser de brasileira desaparecida A informação é do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Itamaraty, que disse que o cadáver passa por exame para confirmação da identidade. (Foto: Reprodução/ Facebook) “O Consulado do Brasil em Houston foi comunicado da possível ...

Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás, tentando agradar a presidente Dilma É o terceiro cargo mais relevante do Itamaraty. Manda muito ... senador baiano ACM apelidou de "Waldir Moleza" ou "Waldir Lerdeza" o então governador da Bahia e depois ministro da Defesa, Waldir Pires. Chamado de "Toninho Ternura" ou "Toninho Malvadeza ...

Itamaraty diz que não há brasileiros entre as vítimas de atentado na Tunísia Itamaraty diz que não há brasileiros entre as vítimas de ... Os deputados federais Jorge Solla (PT-BA) e Henrique Fontana (PT-RS) entraram hoje (18) com representaçã ;o no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo ...

Conexão Brasil-Índia Tempos depois, quando o Itamaraty foi encontrá-lo já candidato a presidente ... os estivadores e outros camaradas do partido em Salvador, Bahia, começaram a estruturar e construir os Filhos de Gandhi. E o índio que é marechal e que se chama Rondon ...

Paraíba vai sediar Fórum Mundial de Internet em novembro Representantes da ONU, do Itamaraty e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) já estão na capital paraibana para participar da solenidade que acontece às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Redenção. A equipe ficará na cidade até o próximo ...





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Uma grande mudança no setor de embalagens. Como isso afeta ITAMARI ?

Por: Cristina Ávila - Edição: Vicente Tardin

A análise jurídica do texto do acordo setorial para a implantação do sistema de logística reversa de "embalagens em geral" deverá estar pronta nos próximos dias, e em seguida seguirá para o chamado “grupo de coalizão”, como se autodenominam as 22 associações que representam comércio, indústria e distribuidores de produtos domésticos, como alimentos e bebidas. O setor deverá voltar a discutir a redação ainda em fevereiro.

“Essa nova discussão será muito importante para finalizar esse acordo setorial. Os próximos dias serão decisivos para as negociações com os setores que devem cumprir a logística reversa”, acentua a diretora de Ambiente Urbano do MMA, Zilda Veloso.

O texto do acordo foi submetido à consulta pública, entre 15 de setembro e 15 de outubro do ano passado, e foram recebidas mais de 900 sugestões de alterações. A intensa participação trouxe opiniões de representantes de municípios, recicladores, órgãos ambientais e sociedade civil.

“Essencialmente, o Ministério do Meio Ambiente media as negociações para que seja feita a separação de materiais seco e orgânico, a redução de resíduos e o encaminhamento de embalagens para o mercado de reciclagem”, explica Zilda.

Atingir essa meta é um bom negócio em todos os sentidos. A diretora comenta que no Brasil cerca de 50% do descarte é lixo orgânico, 35% lixo seco e os outros 15% são outros materiais, incluindo os rejeitos (que não têm possibilidade de reciclagem, ou por questões técnicas ou econômicas de cada região). Do lixo seco, cerca de 70% são embalagens.

SUCESSO

Esse será o terceiro acordo setorial definido entre as cinco cadeias produtivas que serão responsáveis pela logística reversa prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). As cinco cadeias foram definidas pelo Comitê Orientador da Logística Reversa (Cori), composto pelos Ministérios do Meio Ambiente, Fazenda, Indústria e Comércio, Saúde e Agricultura.

No ano passado, o setor privado assinou contrato para a destinação de lâmpadas. E o acordo para o correto descarte de embalagens de lubrificantes já está funcionando na prática. Em 2005, o setor criou uma entidade gestora, que cresceu e se transformou no Instituto Jogue Limpo. Hoje presente em 14 estados e no Distrito Federal, já supera 330 milhões de embalagens encaminhadas para reciclagem.

PRÓXIMOS PASSOS

As expectativas a partir de agora serão os acordos dos setores de medicamentos e de eletroeletrônicos. Importadores, fabricantes e o comércio varejista de remédios estão em negociação e devem apresentar propostas no início deste ano. E o setor de eletroeletrônicos apresentou reivindicações que ainda estão sendo analisadas.

“Depois que concluirmos esses acordos, passaremos a rever os acordos que foram feitas por outras cadeias produtivas, antes da Lei 12.305”, afirma Zilda Veloso. Ela se refere aos setores de agrotóxicos, pneus, lubrificantes, pilhas e baterias.

A diretora de Ambiente Urbano comenta que o setor de agrotóxicos consegue recolher mais de 94% das embalagens que são colocadas pela indústria no comércio. Fato que ela considera inédito no mundo. A “Lei dos Agrotóxicos” (Lei 7.802/89) foi sancionada em 1989, e em 2000 foi alterada para incluir a obrigação de reciclagem de embalagens. Até então os agricultores enterravam, queimavam, jogavam nos rios ou nas lavouras, com riscos para o meio ambiente e para a saúde.[12]




Cuidados com a nova conta de luz em ITAMARI

Em 2001 o Brasil passou por um racionamento de energia. Quem dava festa era obrigado a alugar gerador para não correr risco de deixar os convidados no escuro. Em noites normais, algumas famílias deixavam de acender lâmpadas, optando por lanternas ou lampiões. Outras aposentaram o chuveiro elétrico e instalaram aquecimento solar.

Catorze anos depois, o fornecimento de energia volta a preocupar. O primeiro alerta veio nas contas de luz. Além de valores mais altos, elas passaram a trazer o sistema de bandeiras tarifárias, que indicam a cobrança ou não de taxa adicional em função das condições da geração de eletricidade no país (leia texto no canto superior direito).

Ontem passou a valer a revisão extraordinária das tarifas, com aumento de 23,4% nas contas de energia, em média. Ao todo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste das tarifas de 58 das 63 distribuidoras de energia do país. Para os consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a alta é de 28,7%, na média — 4,5 vezes maior que a aplicada para aqueles que vivem em estados do Norte e Nordeste, que será de 5,5%, também na média.

Essa revisão tarifária extraordinária, que independe dos reajustes anuais, é uma possibilidade prevista nos contratos de concessão das distribuidoras para manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato quando as empresas não têm fôlego financeiro para esperar os aumentos normais.

As hidrelétricas têm obrigação contratual de fornecer uma quantidade definida de energia. Caso não consigam gerar o montante com que se comprometeram, devem comprar a diferença. Com a seca, o custo da energia no mercado de curto prazo subiu muito além do preço final de venda ao consumidor.

— As distribuidoras estão comprando por um preço mais alto e vendendo por um preço mais baixo. O prejuízo é grande — explicou o consultor do Senado para a área de minas e energia Luiz Alberto Bustamante.

Reservatórios

Principal fonte de energia do país, as hidrelétricas existentes estão com os reservatórios muito baixos pela falta de chuvas. E a construção de novas usinas encontrou a resistência de setores da sociedade contrários à inundação de locais tomados pelas águas represadas.

Além disso, os leilões de energia feitos para as distribuidoras atenderem seus clientes não surtiram o efeito desejado. Como consequência, elas precisaram comprar energia cara no mercado de curto prazo, o que reflete na conta de luz.

— O custo é elevado, mas foi baixo durante muito tempo — diz o senador Edison Lobão (PMDB-MA), que foi ministro de Minas e Energia no governo Lula e durante o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. Para ele, o que está acontecendo é uma readequação dos preços.

Lobão ressalta a importância da Medida Provisória (MP) 579/2013, que tratava da concessão dos serviços de geração, transmissão e distribuição de energia, com o objetivo de reduzir a conta de luz para os consumidores finais. Segundo ele, se a MP não tivesse sido editada na época, a conta para o cidadão estaria hoje muito mais elevada (saiba mais no texto ao lado).

[13]



Brasil se abstém em votação da ONU sobre direitos humanos na Síria e no Irã


A pedido do MPF/BA, a Justiça determinou ... a responsabilidade pelas atrocidades enfrentadas por civis na Síria e arredores”, diz o texto do Itamaraty. Na nota, o governo brasileiro destaca a necessidade de cumprimento do direito internacional ...



Senado decide promover debate sobre terrorismo antes de aprovar lei


A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) reagiu ao colega peemedebista classificando de "visão alarmista" o comentário de que o Brasil irá se tornar o paraíso dos terroristas."
Alison volta ao vôlei de praia após cinco meses e admite não estar 100% O medalhista olímpico de vôlei de praia ficou cinco meses afastado das areias por conta de duas cirurgias e tem retorno previsto para a próxima sexta-feira, quando começa a última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Salvador (Bahia).
Em casa, mulheres de chefs é que são as protagonistas Outro dia fui ao sertão da Bahia e durante um telefonema para o Gustavo falei que ... Sem eles todas as minhas receitam desandam." Gustavo Corrêa, Chef do Itamaraty Hall. “Cássia é minha melhor metade” É fácil falar sobre a Cassia como mulher ...
Corpo encontrado no deserto do Texas pode ser de brasileira desaparecida A informação é do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Itamaraty, que disse que o cadáver passa por exame para confirmação da identidade. (Foto: Reprodução/ Facebook) “O Consulado do Brasil em Houston foi comunicado da possível ...
Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás, tentando agradar a presidente Dilma É o terceiro cargo mais relevante do Itamaraty. Manda muito ... senador baiano ACM apelidou de "Waldir Moleza" ou "Waldir Lerdeza" o então governador da Bahia e depois ministro da Defesa, Waldir Pires. Chamado de "Toninho Ternura" ou "Toninho Malvadeza ...

Mulheres são as que mais estudam em ITAMARI?

A força da mulher está presente nas universidades brasileiras. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de mulheres que ingressam no ensino superior supera o de homens.

O percentual médio de ingresso de alunas até 2013 foi de 55% do total em cursos de graduação presenciais. Se o recorte for feito por concluintes, o índice sobe para 60%.

No último ano do decênio, do total aproximado de 6 milhões de matrículas, 3,4 milhões foram de mulheres, contra 2,7 milhões do sexo oposto. Na conclusão dos estudos, 491 mil alunas formaram-se, enquanto 338 mil homens terminaram seus cursos em 2013.

Essa forte presença feminina está mais atrelada aos cursos de humanas. No ano de 2011, por exemplo, 64% dos bolsistas do CNPq na área de ciências exatas e da terra eram homens; em engenharia e computação, 66%.

Novos desafios

Porém, de acordo com a professora de filosofia Priscila Rufinoni, da Universidade de Brasília (UnB), as mulheres começaram a ocupar cursos em que não estavam tão presentes.

“Este curso (filosofia) sempre foi mais masculino, a começar por seu corpo docente, de maioria esmagadora: 37 homens e 5 mulheres, e assim também entre o alunado”, explica Rufinoni.

Segundo ela, apesar da filosofia ser da área de ciências humanas, ela oferece interface com as ciências exatas, onde a maioria masculina prevalece. Mas, Priscila acredita que esse quadro tende a se alterar. “Aumentou o número de alunas no curso. Hoje, vejo mais meninas nas salas”, afirma a professora.

Há sete anos na UnB, ela diz que uma entre as causas do maior ingresso feminino são as mudanças nos programas educacionais brasileiros, com expansão do acesso ao ensino superior.

“O Reuni mudou muito a perspectiva, reestruturou a educação. A filosofia virou disciplina do ensino médio, isso aumentou sua visibilidade e o interesse das mulheres”, avalia a pesquisadora.[30]


Não conseguiu receber do INSS em ITAMARI ? Veja como proceder.

O segurado que tem o seu pedido de benefício negado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e não concorda com a decisão, pode entrar com recurso administrativo na mesma Agência da Previdência Social (APS) onde o pedido foi feito.

O processo será encaminhado à Junta de Recurso do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). O prazo para dar entrada é de 30 dias, contados a partir do momento em que o segurado fica sabendo da decisão.

Para solicitar o Recurso de Benefício Previdenciário é necessário agendar o atendimento, pela Central 135 ou pelo portal da Previdência. No dia do atendimento, o segurado deve levar preenchido um formulário específico, que pode ser acessado aqui.

O andamento do recurso poderá ser acompanhado pela internet. O segurado terá acesso às decisões das Câmaras e Juntas de recursos no link

Auxílio-Doença

No caso do pedido de auxílio-doença e outros benefícios por incapacidade, antes de entrar com o recurso, o segurado pode fazer o Pedido de Reconsideração (PR) – serviço que permite solicitar uma nova avaliação médica, que poderá ser feita por qualquer perito médico do INSS.

O pedido deve ser feito em até 30 dias após o segurado tomar ciência da conclusão contrária da perícia inicial ou da cessação do benefício. É permitido apenas um Pedido de Reconsideração para cada indeferimento. O PR pode ser feito em nosso portal, pelo link.

E-Recursos

Desde julho do ano passado, todas as APS estão trabalhando apenas com o recurso eletrônico (e-Recursos). O sistema reduz o tempo de tramitação e facilita o acesso e a distribuição dos processos.

“Isso encurta muito o tempo de julgamento. Posso dizer que hoje o processo é julgado em um terço do tempo que levava antes do e-Recursos”, diz o presidente do CRPS, Carlos Alexandre Mendonça.

O sistema eletrônico também permite ao segurado acompanhar as etapas processuais por um aplicativo para smartphones e tablets com sistema Android (a partir da versão 2.3.3) ou IOS (na Apple Store). É possível, inclusive, configurar o aplicativo para receber notificações do andamento dos processos de interesse.

Fonte:
Ministério da Previdência Social

[1]

*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de ITAMARI BA. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, ITAMARI BA, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos, NEWS LATEST LOCAL NEWSPAPPER.