Blog de Notícias de SAO FELIX








Feliz por decidir vaga em Salvador, técnico pede presença da torcida do Bahia

O Bahia parece não ter se incomodado tanto assim com o empate em 0 a 0 na noite da última quarta-feira, contra o Campinense. O técnico da equipe, Sergio Soares, comemorou a possibilidade de decidir a vaga à semifinal da Copa do Nordeste em casa.

Tráfego de veículos é alterado após rompimento de adutora na BR-324

A Concessionária de Veículos Via Bahia informou que foi necessário interditar o trecho do quilômetro 621 da BR-324 nos dois sentidos, para garantir a segurança das pessoas. Segundo informações da Nucom PRF (Núcleo de Comunicação da Polícia ...

Comissão Provisória do PDT em Ilhéus não existe legalmente. Foi destituída!

Muito se propagou sobre a ‘atual’ comissão provisória do PDT na localidade de Ilhéus. Puro engodo. Reuniões diversas vêm acontecendo de forma leviana por uma comissão inativa desde 30 de janeiro último. P…

'Tudo nosso e nada deles': Igor Kannário leva prêmio de artista revelação do Carnaval

Emocionado, o cantor fez questão de agradecer o reconhecimento. "Estou muito feliz em realizar esse sonho hoje. Só tenho a agradecer a minha mãe, filha, mulher... estou representando a favela de todo o Brasil. Favela em festa", disse na ocasião.

SÃO FELIX DO CORIBE: JOVEM ESTÁ DESAPARECIDA DESDE O DIA 29 DE MARÇO

Do Cotidiano Policial A jovem Diumara Silva Pereira, 27 anos, natural de Santa Maria da Vitória, mas residente na vizinha cidade de São Félix do Coribe, Oeste da Bahia, está desaparecida desde o últim…

Telma Alvarenga: museus ligados ao Ipac terão programação mais variada

Os museus da cidade ligados ao Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) passarão a ter uma programação ... Reprodução) A vida em DVD Del Feliz vai comemorar seus 15 anos de carreira com um DVD duplo. Um deles trará um ...

‘Bruno BR’ e ‘Galeguinho’ são presos com armas, munições e drogas. Os dois foram detidos em cumprimento a mandados de prisão

EM MACAÍBA Na manhã desta segunda-feira (30), policias civis de Macaíba deflagraram a Operação Templo e prenderam Bruno Monteiro de Oliveira, conhecido por “Bruno BR” (25 an…

Chileno e mais três são presos pela PRF com drogas em São José de Mipibu

Policiais rodoviários federais prenderam quatro pessoas, no início da tarde deste domingo (29), sendo um dos suspeitos um chileno, que não teve nome divulgado. Os quatro homens foram flagrados com apr…

As Mais Belas Lendas São em Preto e Branco

Haja tinta para descrever um clássico que é em preto e branco, porém repleto de lendas escritas, superstiçõe s e, em especial, futebol bem jogado. Vasco e Botafogo têm uma história peculiar. Se o Alvin…

DUAS PESSOAS SÃO BALEADAS EM SÃO FÉLIX DO CORIBE

 Aconteceu no último dia 20, uma dupla tentativa de homicídio na cidade de São Félix do Coribe, Oeste da Bahia. De acordo com informações policiais, dois homens chegaram numa motocicleta Honda Bros e …

Motocicletas são furtadas e recuperadas em seguida pela Policia Militar de Luis Gomes, RN

Luis Gomes (RN) - Duas motos furtadas na noite desde sábado (21), na localidade de Luis Gomes, município situado na região do alto oeste potiguar, foram recuperadas logo após a pratica dos furtos, por uma…

Secretário de Educação de Salgado de Sao Felix divulga aprovados em História pela Faculdade Cristo Rei

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SALGADO DE SÃO FELIX, Adjailson Andrade COMUNICA QUE TODOS OS CANDIDATOS ACIMA MENCIONADOS QUE FORAM APROVADOS E CLASSIFICADOS PELA FACULDADE CRISTO REI, DEVEM COMPARECEREM…

Felix Schoeller Photo Award: The entry submission tool is now offered in five different languages.

Tweet   Osnabrück, 9 March, 2015 Press release / Nota de prensa / Communiqué de presse / Comunicado de imprensa English: The Felix Schoeller Photo Award : The entry submi…

Últimas notícias de SAO FELIX BA:

 Telma Alvarenga: museus ligados ao Ipac terão programação mais variada Os museus da cidade ligados ao Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) passarão a ter uma programação ... Reprodução) A vida em DVD Del Feliz vai comemorar seus 15 anos de carreira com um DVD duplo. Um deles trará um ...

Escolas de luta olímpica disputarão Mundial na Bahia Para lutadores da Bahia, será uma oportunidade única de, mesmo como espectadores, assimilar as técnicas das principais escolas do mundo. Assim raciocina o lutador Filipe Esteves, de 25 anos, feliz pelo fato de o Mundial vir 'sob encomenda' para ele ...

SAO FELIX BA tspan:3m SAO FELIX BA


Mendelssohn — A Sinfonia Nº 5, "A Reforma" No dia dos 330 anos de nascimento de Bach. Se há uma obra que me emocione ao ponto de eu ficar controlando o surgimento de lágrimas nada furtivas é esta “A Reforma” de Felix Mendelssohn-Bartholdy. Isso por várias razões: a primeira é sem dúvida ...

Dois homens são presos e armas e drogas apreendidas em Macaíba De acordo com a Delegacia Geral de Polícia (Degepol), os homens foram identificados como Bruno Monteiro de Oliveira, conhecido como "Bruno BR", de 25 anos, e Antônio Milton Felix de Araújo, o "Galeguinho", 27 anos. Divulgação /Degepol Material encontr ...

Anitta completa 22 anos e famosos desejam parabéns; confira Isso me deixa bem feliz! Que Deus abençoe muito e sempre você e toda a sua ... obrigado por me deixar sempre Ba Ban Do Te Amuuuuuuuuu #jrmendes (sic).” Fernando Torquatto - “Happy B-Day querida @anitta .Muitas felicidades e que façamos muitas ...

Bahia inicia operação de combate aos incêndios florestais A realização da 11ª reunião do Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais marca o início da Operação Bahia sem Fogo no ano de 2015 ... Toda mulher quer ser feliz. Toda mulher se faz de coitada. Toda mulher é meio Leila Diniz ...

Previsão de bom movimento de embarque nas travessias de Mar Grande e Morro de São Paulo Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) realizam dois concertos no Teatro ... “Toda mulher quer ser amada. Toda mulher quer ser feliz. Toda mulher se faz de coitada. Toda mulher é meio Leila Diniz”, diz um dos versos ...





Siga-nos e receba notícias e assuntos de interesse das cidades

Doando sangue em SAO FELIX ???

Doar sangue é uma atitude que deve partir de qualquer cidadão que tenha consciência da importância de ajudar o próximo. Pacientes submetidos a transplante de órgãos, em terapia para o câncer ou portadores de muitas outras doenças dependem de transfusão de sangue para seu tratamento. O sangue também é essencial para a sobrevida de recém-nascidos prematuros e de pessoas que sofreram grandes acidentes.

Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Ainda assim, é importante o estímulo à doação de sangue, por meio da promoção de campanhas para desvendar mitos e mostrar que uma atitude simples pode salvar muitas vidas.

Quando um cidadão doa sangue, ele tem direito a um dia de folga, no período de um ano, assegurado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, as pessoas que exercem atividades de risco, como pilotar avião ou helicóptero, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho, e motoristas de ônibus ou caminhões de grande porte devem interromper suas atividades por 12 horas após a doação.

Em 2011, a portaria 1.353 estabeleceu um novo Regulamento Técnico de Procedimentos Homoterápicos, com novas regras de doação. Entre as mais significativos estão a ampliação do universo de doadores (jovens de 16 a 17 anos e idosos com mais de 68 anos podem agora doar sangue) e a exclusão da orientação sexual como critério para a seleção de candidatos.

O doador deve:
• Levar o documento oficial de identidade com foto.
• Estar bem de saúde.
• Ter entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos doadores com idade de 16 e 17 anos, com consentimento formal do responsável legal. Candidatos menores de 16 anos ou com mais de 68 anos poderão doar desde que passem por análise de um médico do local de doação e que a necessidade do ato seja justificável.
• Pesar mais de 50kg. Inspaníduos com peso abaixo de 50kg podem ser aceitos, após avaliação médica.
• Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários
• Febre
• Gripe ou resfriado
• Gravidez
• Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Nunca poderá doar sangue quem...
• Tem ou teve um teste positivo para HIV.
• Teve hepatite após os 10 anos de idade.
• Já teve malária.
• Tem doença de Chagas.
• Recebeu enxerto de duramater.
• Teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia.
• Tem graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado.
• Tem problema de coagulação de sangue.
• É diabético com complicações vasculares.
• Teve tuberculose extrapulmonar.
• Já teve elefantíase.
• Já teve hanseníase.
• Já teve Calazar (leishmaniose visceral).
• Já teve brucelose.
• Tem alguma doença que gere inimputabilidade jurídica.
• Foi submetido a gastrectomia total.
• Foi submetido a pneumectomia.
• Foi submetido a esplenectomia não decorrente de trauma.
• Se foi submetido a transplante de órgãos ou de medula óssea.

Intervalos para doação
• Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)
• Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)

Para saber mais sobre doação de sangue e se você pode ser doador, acesse o site do Inca ou o da Fundação Pró-Sangue.

Fontes:
Presidência da República
Instituto Nacional de Câncer
Fundação Pró-Sangue

[32]




Corrupção custa caro também em SAO FELIX

O brasileiro paga caro pelo aumento da corrupção no País. Segundo estudo feito pelo coordenador da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcos Fernandes, a perda de produtividade provocada por fraudes públicas no Brasil atinge a casa de US$ 3,5 bilhões por ano. ´Da mesma forma que estradas e portos bem estruturados melhoram a produtividade do País, instituições ineficientes diminuem o ganho da nação´, afirma Fernandes.

Ele explica que o prejuízo foi calculado com base em dados do Banco Mundial (Bird) sobre educação e investimentos de 109 países, além de índices de percepção de corrupção da organização não-governamental Transparência Internacional. Na avaliação do professor da FGV - que lança hoje o livro Ética e Economia, em São Paulo -, com as péssimas qualidades das leis, da governabilidade e do ambiente de negócios, as empresas hesitam em investir no País e deixam de criar emprego e renda para a sociedade. Para ter idéia do que significa a perda de produtividade provocada pela corrupção no Brasil, basta comparar o volume de dinheiro empenhado pelo governo no Ministério dos Transportes. Até agosto, foram cerca de R$ 5,3 bilhões em obras de infra-estrutura de transportes, como estradas, hidrovias, ferrovias e portos - bem abaixo da perda de produtividade anual calculada em US$ 3,5 bilhões, ou R$ 7,5 bilhões convertidos pelo dólar de R$ 2,17.

Fernandes completa ainda que em apenas dois escândalos recentes da história do Brasil - o superfaturamento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo pelo juiz Nicolau dos Santos Neto e o dos sanguessugas, a população perdeu cerca de US$ 150 milhões. ´Com esse dinheiro seria possível construir 200 mil casas populares e abrigar 800 mil pessoas´, calcula o professor. Segundo ele, muito dinheiro que poderia ser investido na precária infra-estrutura do País é desviado pela corrupção. Com isso, o Estado perde força e suas políticas de investimentos são enfraquecidas. Resultado disso pode ser verificado no Índice de Competitividade Global 2006-2007 do Fórum Econômico Mundial. Números divulgados na semana passada mostram que o Brasil caiu nove posições no ranking internacional, de 57ª para 66ª colocação, ficando abaixo dos demais países que formam o chamado Bric (Rússia, Índia e China). De acordo com o Fórum, o desempenho do Brasil se deve especialmente a dois fatores: indicadores macroeconômicos e institucionais. ´A corrupção traz efeitos graves para a competição dos mercados´, afirma o diretor-executivo da Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo.

Segundo ele, o efeito disso para a população é lamentável, já que menos investimentos significam menos emprego, renda e piora do bem-estar da população. ´O custo social é grande, pois priva as pessoas de uma melhor qualidade de vida e de liberdade de escolha´, diz Fernandes. O economista Reinaldo Gonçalves, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acrescenta ainda que a corrupção aumenta o risco e a incerteza no ambiente de negócios do País. ´Para se proteger disso, os preços dos bens e serviços acabam embutindo o custo da corrupção, como se fosse um imposto´, reclama ele. Para o professor, além de aumentar as incertezas, as fraudes públicas elevam as práticas oportunistas. ´Como alguns cometem atos ilícitos e não são punidos, os outros também adotam armas corruptas para competir.´ Na avaliação dele, há uma fragilidade sistêmica no Brasil, um processo de ´africanização´. Dados da ONG Transparência Internacional mostram que o Índice de Percepção de Corrupção do Brasil é semelhante ao de países como Belize, Sri Lanka, Peru, Kuwait e Colômbia (ver gráfico). Os países mais seguros são Finlândia, Dinamarca, Cingapura e Suíça. Os piores no quesito fraude pública são Bangladesh, Paraguai e Indonésia. Na avaliação do professor de Ética e Filosofia Política da Unicamp, Roberto Romano, um dos problemas que elevam o índice de corrupção no Brasil é o número de mediadores no sistema. Da União até chegar ao destino estabelecido, o dinheiro passa por várias mãos, o que facilita a fraude, argumenta ele. ´Resultado disso é a desigualdade entre as regiões e a falta de competitividade do produto brasileiro. Se você não tem valor agregado, sobretudo de ponta, o que você tem a oferecer? Banana´ destaca o professor.

Mas há uma luz no fim do túnel, argumentam os especialistas. Uma das alternativas é deixar de tratar a corrupção como causa da moralidade. Para Abramo, ela tem origem em instituições e práticas administrativas frágeis.

´No Brasil, os governos podem nomear cargos aleatoriamente em troca de apoio parlamentar. Isso precisa ser mudado´, indigna-se ele, reivindicando a criação de políticas de gerenciamento de conflito de interesses. ´Certamente não se combate corrupção dizendo que ela é feia.´ Gonçalves, da FGV, acredita que a instituição de mecanismos que permitam a fiscalização pública do orçamento do governo já contribuiria para reduzir as fraudes. ´É preciso transparência. Se você torna tudo eletrônico, é possível consultar o andamento dos processos, contratos de compra de serviços, etc.´ Mas isso precisa ser inteligível. Não adianta dispor de dados se não é possível fazer a leitura, alerta ele. ´Junta-se a isso a necessidade de redução da burocracia e a aprovação de leis mais racionais.´

Fonte: Renée Pereira (site do Estadão) [2]



Tráfego de veículos é alterado após rompimento de adutora na BR-324


A Concessionária de Veículos Via Bahia informou que foi necessário interditar o trecho do quilômetro 621 da BR-324 nos dois sentidos, para garantir a segurança das pessoas. Segundo informações da Nucom PRF (Núcleo de Comunicação da Polícia ...



'Tudo nosso e nada deles': Igor Kannário leva prêmio de artista revelação do Carnaval


Emocionado, o cantor fez questão de agradecer o reconhecimento. "Estou muito feliz em realizar esse sonho hoje. Só tenho a agradecer a minha mãe, filha, mulher... estou representando a favela de todo o Brasil. Favela em festa", disse na ocasião.
Telma Alvarenga: museus ligados ao Ipac terão programação mais variada Os museus da cidade ligados ao Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) passarão a ter uma programação ... Reprodução) A vida em DVD Del Feliz vai comemorar seus 15 anos de carreira com um DVD duplo. Um deles trará um ...
Escolas de luta olímpica disputarão Mundial na Bahia Para lutadores da Bahia, será uma oportunidade única de, mesmo como espectadores, assimilar as técnicas das principais escolas do mundo. Assim raciocina o lutador Filipe Esteves, de 25 anos, feliz pelo fato de o Mundial vir 'sob encomenda' para ele ...
Mendelssohn — A Sinfonia Nº 5, "A Reforma" No dia dos 330 anos de nascimento de Bach. Se há uma obra que me emocione ao ponto de eu ficar controlando o surgimento de lágrimas nada furtivas é esta “A Reforma” de Felix Mendelssohn-Bartholdy. Isso por várias razões: a primeira é sem dúvida ...
Dois homens são presos e armas e drogas apreendidas em Macaíba De acordo com a Delegacia Geral de Polícia (Degepol), os homens foram identificados como Bruno Monteiro de Oliveira, conhecido como "Bruno BR", de 25 anos, e Antônio Milton Felix de Araújo, o "Galeguinho", 27 anos. Divulgação /Degepol Material encontr ...

Novidade para a população de SAO FELIX: dá pra saber se a pessoa tem Aids só com a saliva, em meia hora.

O teste oral de HIV

O procedimento para saber se a pessoa tem Aids foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem, entre suas vantagens, a mobilidade, pois não é necessário ter um espaço laboratorial para a coleta e diagnóstico.

A iniciativa utiliza fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste coletora e, em aproximadamente 30 minutos, já é possível obter o resultado.

Os testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o País, que tiveram a possibilidade de ir até grupos de risco, que são homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Agora, para o Carnaval, as ONGs se organizam para realizar saídas em bares, boates e festas durante toda a semana de folia.

Ariane Sena, 23 anos, estudante de psicologia, participa do projeto em Salvador, na Bahia, com a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM), uma organização sem fins lucrativos que, desde 1989, atua na prevenção do HIV/AIDS e apoia as pessoas que convivem com o vírus.

“O legal do projeto é que a gente vai até o encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, então nós vamos em orlas, saunas gays, casas de prostituição e está sendo muito bom. A gente entende a dificuldade de travestis e transsexuais chegarem a laboratórios, a gente nem sempre é respeitada e nem somos chamadas pelos nossos nomes sociais, como queremos ser chamadas”, conta Ariane Sena. Durante o carnaval de Salvador, o projeto fará três saídas na semana das festas passando pela Barra e Circuito Dodô.

Em casos de teste positivo, as equipes são orientadas a encaminhar os casos aos postos de saúde mais próximos do local, conforme esclarece Padre Alfredo. “Eu penso que é uma forma real da gente cessar essa epidemia, fazendo com que as pessoas saibam da sua condição. Quando há casos de soropositividade, a gente indica os postos de saúde mais próximos da comunidade e região. A pessoa pode escolher, conforme a sua necessidade ou conveniência”, completa.

No Rio de Janeiro, Márcio Villard, gerente da área de Educação e Mobilização Social da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, conta que os barracões das escolas de samba, tanto do primeiro grupo como do grupo de acesso, recebem preservativos e materiais educativos durante todo o ano. Mulheres voluntárias das comunidades trabalham com as escolas Salgueiro, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel.

Durante o carnaval, as ações são realizadas no Terreirão do Samba e no Sambódobro. “Elas trabalham com material educativo e é muito interessante, porque depois a gente recebe muitas pessoas para darmos encaminhamento ao teste. Então a hashtag da campanha, #partiuteste, funciona muito bem no diálogo com essas pessoas”, explica Márcio Villard.

A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco, período chamado de janela imunológica. Além do teste oral, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a testagem laboratorial e o teste rápido de forma gratuita e anônima nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento.

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). [10]


Luta contra a corrupção: aprenda a fiscalizar as contas de SAO FELIX

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável pela fiscalização dos recursos federais repassados a estados, municípios e cidadãos beneficiados por programas do Governo Federal. No entanto, tendo em vista as dimensões do Estado Brasileiro e o grande número de municípios que possui, a CGU conta com a participação dos cidadãos para que o controle dos recursos seja realizado de maneira ainda mais eficaz.

Por isso, cidadão, a sua participação na tarefa de controlar o gasto do dinheiro público é muito importante. Somente com a ajuda de cada cidadão será possível controlar os gastos do Governo Federal em todo Brasil e garantir, assim, a correta aplicação dos recursos públicos.

Com o intuito de contribuir para o exercício do controle social, técnicos da CGU elaboraram questionários que permitem à sociedade a participar da gestão pública. São instrumentos que esclarecem como acompanhar um determinado programa de governo. Com linguagem simples, clara e acessível, os questionários trazem instruções úteis de como fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos e acompanhar a execução local dos programas federais. O objetivo é facilitar a aplicação desses questionários pelos agentes públicos, conselheiros municipais ou por qualquer cidadão interessado em controlar as despesas efetuadas nos diversos programas do Governo Federal e, ainda, permitir que os órgãos do governo tomem as providências necessárias para solucionar eventuais irregularidades encontradas.

A participação e o controle social não são apenas um direito de cada cidadão, mas, também, um dever. Por isso, é muito importante que todos fiscalizem os recursos federais repassados a estados e municípios, como os recursos para a merenda escolar, para o Bolsa Família, para a saúde e para a erradicação do trabalho infantil, entre outros. Cabe a cada cidadão a tarefa de fiscalizar e acompanhar os gastos do Governo Federal. Seja um fiscal da correta aplicação do dinheiro público. Faça a sua parte!

Confira os questionários dos programas:

Bolsa Família

Programa Bolsa Família (PBF) prevê a transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, desde que satisfeitas as condições estabelecidas.

Merenda Escolar

Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) prevê a transferência de recursos financeiros para garantir, de forma suplementar, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil (creches e pré-escola) e do ensino fundamental, inclusive das escolas indígenas, matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

Erradicação do Trabalho Infantil

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) estabelece a concessão de Bolsa a crianças e adolescentes em situação de trabalho e Ações socioeducativas para crianças e adolescentes em situação de trabalho.

Saúde da Família

Programa de Saúde da Família (PSF) busca a implantação de equipes multiprofissionais, que atuam em Unidades Básicas de Saúde e são responsáveis por um número predeterminado de famílias localizadas numa área delimitada.

Os arquivos acima estão em formato PDF (Portable Document Format). Para que eles sejam visualizados, é necessária a instalação do programa Adobe Acrobat Reader. Caso você ainda não o tenha instalado em seu computador, clique aqui para obtê-lo gratuitamente. O formato PDF, criado pela Adobe, é ideal para a distribuição segura e confiável de documentos eletrônicos.

[28]

*blogsbrasil.com - todos os direitos reservados. Selecionamos as principais notícias da cidade de SAO FELIX BA. Os acontecimentos políticos, acidentes de trânsito nas rodovias, fatos do centro, dos bairros e do interior. Pesquisamos também os jornais locais e as redes sociais, bem como o site da prefeitura. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição.A pauta é a seleção dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou sugestões devem ser considerados para a publicação final. A apuração é o processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.). A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas de fontes. A interação de jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de confidencialidade.A redação é o tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rádio, na TV e no cinema). A edição é a finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado. Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas), a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens em movimento. Tags: Últimas Notícias, SAO FELIX BA, Cidade, Interior, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Carro, Eleições, Crime, Estrada, Rodovia, Acesso, Greve, Eleições, Festa, Granizo, Chuva, Enchente,Aniversário, Prêmio, Mês, Fim de Semana, Hoje, Ontem, Anteontem, Hora, Pouco Tempo, Agora, Mulher, Homem, Família, Criança, Portal,Pessoas, Como saber, Site, Blog, Diário,Protesto,Inauguração, Cassação, Cassado, Show, Apresentação, Espetáculo, Fotos, Vídeos, Imagens, Previsão, Caminhão, Vítimas, Situação, Oposição, Eleições, Enquete, Votos, Apuração, Trânsito, Operação, PF, Delegacia, Praia, Localidade, Animais, Ver Fotos, NEWS LATEST LOCAL NEWSPAPPER.